Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

sábado, 27 de agosto de 2011

O Consumo de Energia Elétrica


O aumento do consumo de energia elétrica, devido ao consumismo acelerado, tem provocado a construção de mais usinas hidrelétricas. Elas não poluem o ar, mais causam enormes impactos ambientais, devido à quantidade de água represada a fim de mover as turbinas na produção da energia elétrica. Uma alternativa seria a construção de usinas nucleares, mais esse tipo de usina produz um lixo radioativo que deve ser armazenado em locais remotos, além de ser muito perigosa podendo causar catástrofes de grandes proporções, por exemplo o acontecido em Chernobyl. A energia eólica vem sendo implantada, principalmente nas cidades litorâneas, pois é uma energia que usa a força dos ventos para produzir energia elétrica, sendo considerada uma energia pura.
 
Saiba como calcular o consumo de energia elétrica dos aparelhos que você tem em casa, podendo assim economizar eletricidade e dinheiro. 

O consumo depende da potência do aparelho e do tempo que esse aparelho fica ligado, basta usar a fórmula:

C = P x T

C = CONSUMO
P = POTÊNCIA
T = TEMPO DE USO

Exemplo:

Imagine uma lâmpada de 60W que fica ligada em média 5 horas por dia durante um mês de 30 dias.

C = 60 x 5  - C = 300 wh (consumo diário)

300 wh x 30 dias = 9 000 wh

Esse valor sendo sendo convertido em kwh fica 9 kwh.


Dicas para economizar energia elétrica.


  • Troque as lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. (As incandescentes perdem muita energia na forma de calor).
  • Use o chuveiro elétrico na posição verão. (Você economiza cerca de 30 %, lembre-se que o maior "violão" da conta de energia elétrica das residências é o chuveiro elétrico).
  • Junte uma boa quantidade de roupa para passar. (Ao aquecer o ferro se desliga, possibilitando passar alguma peças antes que o mesmo torne a ligar novamente).
  • Abra somente a geladeira quando necessário e não deixe a porta aberta por muito tempo.
  • Desligue aparelhos da tomada quando não estão funcionando (standy bye). (Um aparelho de DVD quando não está em use permanece com aquela luz acesa, consumindo energia).

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A origem da Lua


Não se sabe ao certo como a lua se originou, mas existem inúmeras teorias que relatam seu aparecimento em órbita. A teoria mais aceita hoje diz que a lua se formou através de uma colisão entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.
Acredita-se que o choque entre os dois corpos aconteceu na última fase do processo de formação da Terra, quando parte do seu núcleo se perdeu. Uma nuvem de poeira se formou sobre a Terra em razão da colisão.
A parte perdida do núcleo sofreu um processo de condensação e se aproximou do plano da eclíptica, que fez com que este núcleo condensado entrasse em órbita. Sua temperatura após a condensação explica a ausência de compostos voláteis nas rochas lunares. 
Nesse caso podemos dizer que a lua é uma parte da nossa Terra, e que devido a força de gravitação exercida pela massa da Terra (obedecendo a Lei da Gravitação Universal de Newton), essa parte não ficou vagando no espaço, está naquele local interferindo em nossas vidas  aqui, como as marés po exemplo.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Grandes nomes da Ciência - Parte 4

Isaac Newton (1642-1727)

 O legado de Copérnico, Galilei e Kepler foi fundamental para que o inglês Isaac Newton desenvolvesse suas ideias sobre gravitação universal, uma audaciosa suposição que mudou o destino da ciência. Ainda jovem, Newton desenvolveu o cálculo, uma das mais importantes áreas da matemática moderna, além de ter elaborado o conceito de força e a teoria mecânica. O cálculo possibilitou a Newton ter as técnicas necessárias para suas descobertas a respeito da gravidade. A primeira de suas três famosas leis diz que um corpo permanece em repouso ou em movimento uniforme ao longo de uma linha reta, a menos que sofra ação de uma força externa (lei da inércia). A segunda afirma que o efeito de uma força contínua sobre um corpo inicialmente em repouso ou em movimento uniforme é fazê-lo acelerar. E a terceira diz que se um corpo exerce uma força sobre o outro, o segundo exercerá ao mesmo tempo força oposta e da mesma intensidade sobre o primeiro. Newton, ao combinar teoria mecânica e matemática, explicou como o mundo funciona e como é possível calcular o que acontece nele.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Ciência x Religião

A própria história conta casos em que ciência e religião não se entendem, Copérnico foi obrigado pela inquisição a negar sua teoria heliocêntrica, químicos foram acusados de bruxaria e até hoje pesquisadores são tratados como assassinos de fetos ao pesquisarem as células tronco, enfim quem está com a razão?
Na verdade, puxo a brasa para meu peixe, sempre procurei acreditar nos fatos e não deixar tudo por conta da fé, mas, no entanto existem coisas que a ciência não explica, entre elas posso exemplificar o big bang, se foi uma grande explosão quem colocou "fogo no pavio"?
É por isso que mesmo não seguindo determinada religião, não deixo de ter fé em algo, alguns até dizem que para acreditar na teoria da evolução de Darwin também é preciso ter fé, ou para enfrentar alguns problemas Físicos/Matemáticos é preciso mais coragem do que sair de Capoeiras para Frexeiras em  Garanhuns a pé.
A nossa própria concorrência natural nos leva ao extremo do que acreditamos, nesse caso fica a ideia de que devemos seguir nossos princípios e simplesmente respeitar os dos outros, viva a ciência e todas as suas contribuições para a nossa sociedade (viva também a poluição e anomalias causadas pelo seu uso indevido) e viva a religião que de certa forma mantém nossa sociedade com uma certa ordem por temer aos Deuses (viva também as barbaridades cometidas por extremistas em nome da fé).


Wilker Melo



terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cientistas descobrem superestrela mais brilhante que o sol


A "superestrela" VFTS 682 é 150 vezes a massa do sol
Foto: ESO/Divulgação


O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês) divulgou nesta quarta-feira a imagem de uma "superestrela" isolada, três milhões de vezes mais brilhante que o sol. A VFTS 682, como foi chamada, foi descoberta por um grupo de astrônomos que utilizaram o Very Large Telescope (VLT), um supertelescópio do ESO, na observação da Grande Nuvem de Magalhães - uma galáxia anã satélite que orbita em torno da Via Láctea. 

A novidade é que todas as "superestrelas" até agora foram encontradas em aglomerados de estrelas. Para os cientistas permanece a dúvida: esta "superestrela" nasceu isolada ou foi ejetada de um aglomerado? A estrela em questão possui 150 vezes a massa do sol. Os astrônomos faziam um levantamento das estrelas mais brilhantes em torno da Nebulosa da Tarântula, na Grande Nuvem de Magalhães, quando descobriram esta isolada. A "superestrela" se encontra em um berçário de estrelas: uma enorme região de gás, poeira e jovens estrelas que é a mais ativa região formadora de estrelas. 

À primeira vista, os cientistas pensavam que a VFTS 682 era uma jovem, brilhante, quente, porém uma normal estrela. Entretanto, com o novo estudo, usando o VLT, descobriu-se que a grande parte da energia da VFTS 682 é absorvida e espalhadas pelas nuvens de poeira antes que chegue à Terra. Assim, conclui-se que a estrela é muito mais luminosa do que imaginavam e está entre as mais brilhantes até agora conhecidas. 

A luz vermelha e infravermelha emitidas pela estrela atravessam a poeira, mas o comprimento de onda mais curto (luzes azul e verde) são mais dispersas. Como resultado, a "superestrela" aparece avermelhada - se a visão fosse desobstruída, a VFTS 682 apareceria em um brilhante azul e branco. 

fonte: Terra

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Estática de bêbado

Até nos casos mais grotescos da vida temos uma lei da Física, observem  a charge e se divirtam.


kkkkkkkkkkk

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Grandes nomes da Ciência - Parte 3

Johannes Kepler (1571-1628)

Contemporâneo de Galileu Galilei, Kepler foi responsável por descobrir que a volta que os planetas dão em torno do Sol é elíptica e não circular como acreditavam Copérnico e Galilei. Sua dedicação à matemática euclidiana era tal que afirmou: "a geometria é Deus". O talento matemático do alemão Kepler o levou a trabalhar ao lado do nobre dinamarquês e matemático imperial Tycho Brahe. O dinamarquês possuía observações astronômicas muito mais precisas do que qualquer um naquela época e elas foram fundamentais para as conclusões de Kepler. O movimento orbital de Marte, observado por Brahe, levou Kepler a descobrir que as órbitas dos planetas em torno do Sol eram elípticas. E ele foi além. O alemão desenvolveu as três leis fundamentais dos movimentos planetários e com isso fundou a astronomia moderna. 

Kepler mostrou que a órbita dos planetas ao redor do Sol é elíptica


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Ilusões de Óptica - Parte 2

Já postei algumas ilusões de óptica nesse blog, só que elas são muitas e muito interessantes também, aprecie estas e se divirtam tentando decifrar as mesma.

1 - Tem mais de 10 rostos nesta imagem?


2 - O que você vê nesta imagem?
Conseguiu enxergar a palavra GOOD na cor escura ou EVIL  na cor branca dentro de GOOD? Dificilmente alguém enxerga as duas ao mesmo tempo. A curiosidade visual traz consigo o conceito de que o Bom (GOOD) não existe sem o Mal (EVIL) ou ainda que a ausência de Bom é Mal.

3 - Ainda que pareça evidente para alguns muitos não conseguem ver a letra E.





4 - Neste buquê você poderá encontrar cinco rostos de perfil?







5 - Está vendo o índio flautista?


6 - Doze rostos de homens aqui?


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Raios e erupções vulcânicas


As imagens abaixo, não são de uma tempestade comum. Trata-se de um fenômeno que começou a ser pesquisado a pouco tempo.





Estas fotos são provenientes de uma erupção vulcânica, que despeja milhares de toneladas de cinzas, lava derretida, vapor de água e outros vapores a grandes altitudes. Só que com um componente novo.



São as primeiras imagens provenientes de observações diretas a estes raios captados em meio as erupções, e são consideradas raras, pois nunca haviam sido registradas antes.




Os registros mostrados aqui foram feitos na erupção do Vulcão Chaitin no Chile, em maio de 2008. Mas os primeiros estudos começara a ocorrer na erupção do do Monte Augustine, no Alasca em 2006.


Pesquisas sugerem que estes raios estão diretamente ligados ao que denominaram "dirty thunderstorm", em uma tradução livre, algo como tormenta suja. Segundo os autores do estudo, os raios e fagulhas saíam da boca do vulcão em direção ao fluxo piroclástico que acendia, também foram registrados clarões internos à coluna de cinzas provenientes da boca do vulcão e acendendo.

As evidências sugerem que a erupção produz um enorme quantidade de carga elétrica, mas ainda não se sabe se ela provém do vulcão ou se é gerada na atmosfera terrestre. Alguns pesquisadores sugerem que a formação destas cargas elétricas são similares às formadas em uma tempestade comum, ou seja, surgidas através da colisão de todo aqueles detritos que estão sendo expelidos pelo vulcão.




São imagens assustadoras e magnificas, pois são carregadas de uma grande beleza e ao mesmo tempo demonstram o poder da terra em plena atividade.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Grandes Nomes da Ciência - Parte 2

Galileu Galilei (1564-1642)


O italiano Galileu Galilei foi um dos primeiros a perceber como a matemática aplicada aos fenômenos naturais nos propicia um poder extraordinário para compreender o que acontece no cosmo. Algumas décadas depois de Copérnico ter concebido o sistema heliocêntrico, Galilei o confirmou após dedicar sua vida à pesquisa, à observação dos planetas, aos cálculos e ao aperfeiçoamento do telescópio. Além da concepção heliocêntrica, Galilei cometeria outra heresia ao contestar os pensamentos inquestionáveis de Aristóteles sobre o movimento. Mas foi sua afirmação de que a Terra, assim como os outros planetas conhecidos, giravam em torno do Sol que o levou ao tribunal da Santa Inquisição. Para escapar da morte na fogueira, Galilei assinou uma declaração na qual se considerava um pecador por tal afirmação. No entanto, após tê-la assinado, ele teria murmurado: "Mas ela gira".