Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Asteroide tira "um fino" na Terra




“Apenas” 27 mil km vão separar a rota de um asteroide e a superfície do planeta Terra no dia 15 de fevereiro de 2013. Parece muita coisa, não? Mas, em comparação com outras distâncias astronômicas, é muito perto. Para se ter uma ideia, o satélite que emite o sinal para a sua TV orbita a mais de de 35 mil quilômetros de altitude. Apesar da proximidade, não precisa entrar em pânico: a NASA afirma que não há chance de colisão.

O astronômo Phil Plait, autor do blog Discover Magazine’s Bad Astronomy, também afirma que a probabilidade de um impacto em fevereiro é tão baixa que praticamente não existe risco.


Fonte: Superinteressante

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Estados físicos da água

Atenção para essa rápida revisão para os 2º anos em relação as mudanças de estados físicos da matéria, principalmente a água:
 
 
Características da agregação das moléculas





  1. Sólido: forma e volumes constantes/grande força de coesão.
  2. Líquido: forma variável e volume constantes/força de coesão e repulsão.
  3. Gasoso: forma e volume variáveis/ grande força de repulsão.

Mudanças dos estados físicos da água





Tipos de vaporização:

1. Evaporação: vaporização lenta que ocorre no ambiente natural.
2. Ebulição: vaporização rápida que ocorre com uma fonte de calor.
3. Calefação: quando um líquido é jogado em uma chapa superaquecida.

Gráfico de mudança do estado físico da água

Tudo começa com o estado sólido, no caso o gelo, e a temperatura está abaixo de 0° C. Com o aumento da temperatura, ela fica com 0° C, quando está com essa temperatura temos o ponto de fusão. A temperatura não muda, mas quando está se tendo o processo da fusão, temos sólido e líquido, representado na figura.

Terminada a fusão, temos apenas líquido. Aos poucos a temperatura se aumenta, quando ela chega em 100° C temos o ponto de ebulição e começa o processo de vaporização. Com isso temos líquidos mais vapor, representada pela quarta figura do gráfico. Terminada a ebulição, temos apenas vapor.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Como o professor é visto?????

O interessante de algo cômico é justamente a estreita relação da realidade e do imaginário.




Mas que é realidade é!!!!!!!!

terça-feira, 1 de maio de 2012

A maior temperatura que o corpo aguenta


A busca pela maior temperatura suportada pelo corpo humano iniciou-se no século XVIII, por meio do médico inglês Charles Blagden, e de uma forma não muito comum: Sr. Blagen resolveu entrar num cómodo aquecido a 105°C, tendo conseguido permanecer no local por 15 minutos.

Testes mais recentes e menos perigosos foram capazes de descobrir a exata temperatura máxima que podemos aguentar: 127ºC, por 20 minutos.

Na verdade, o suor é o grande responsável por suportarmos altas temperaturas.
Nesse sentido, quando o ar está seco, podemos suportar maiores temperaturas, uma vez que o suor rouba calor do corpo e evapora.
Já quando o ar está úmido, qualquer temperatura acima dos 40ºC pode tornar-se insuportável, pois o mesmo não encontra condições de evaporar e amenizar a temperatura do corpo.