Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

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quarta-feira, 27 de junho de 2012

Curiosidades Físicas sobre a ENERGIA


Os Estados Unidos consomem 25% da energia mundial.

Há combustível suficiente no tanque cheio de um avião Jumbo para guiar um automóvel normal quatro vezes à volta do mundo.
 
Uma xícara de chá de uma estrela de nêutrons pesa cerca de 110 milhões de toneladas.
 
Um carro viajando a 80 km/h usa metade do seu combustível para combater a resistência do vento.

Em 10 minutos, um furacão produz mais energia do que todas as armas nucleares do mundo combinadas.
 
Se soltar traques constantemente durante 6 anos e 9 meses, produz gaz suficiente para criar a energia de uma bomba atómica.

Se gritar durante 8 anos, 7 meses e 6 dias, terá produzido suficiente energia sonora para aquecer uma xícara de café.

A água quente pesa menos que a água fria para o mesmo volume.


segunda-feira, 25 de junho de 2012

II FEIRART - Centenário de Luiz Gonzaga

Convidamos toda a comunidade escolar para participar do nosso II FEIRART em homenagem aos 100 anos de Luiz Gonzaga, que se realizará no dia 26 de Junho de 2012, onde será apresentado atividades desenvolvidas pelos alunos como danças, músicas, teatro e exposições com salas temáticas que contam a história de Luiz Gonzaga e consequentemente de Pernambuco e do Nordeste.


quinta-feira, 7 de junho de 2012

Histórico da Eletricidade

 
O estudo da eletricidade se iniciou na Antiguidade, por volta do século VI a.C, com o filósofo e matemático grego Tales de Mileto. Ele, dentre os maiores sábios da Grécia Antiga, foi quem observou o comportamento de uma resina vegetal denominada de âmbar. Ao atritar essa resina com tecido e/ou pele de animal, Tales percebeu que daquele processo surgia uma importante propriedade: o âmbar adquiria a capacidade de atrair pequenos pedaços de palha e/ou pequenas penas de aves. Em grego, a palavra elektron significa âmbar, a partir desse vocábulo surgiram as palavras elétron e eletricidade.

Apesar desse feito, nada foi descoberto por mais de vinte anos, ficando, dessa forma, intactas as observações de Tales de Mileto. No século XVI, o médico da rainha Elizabeth I, da Inglaterra, Willian Gilbert, descobriu que era possível realizar a mesma experiência de Tales com outros materiais. Nessa época, o método da experimentação, criado por Galileu Galilei, começou a ser utilizado. Gilbert realizou vários estudos e experiências, sendo uma delas as formas de atrito entre os materiais. Já no século XVIII o cientista norte-americano Benjamin Franklin, o inventor do para-raios, teorizou que as cargas elétricas eram um fluido elétrico que podia ser transferido entre os corpos. Contudo, hoje já se sabe que os elétrons é que são transferidos. O corpo com excesso de elétrons está eletricamente negativo, ao contrário do corpo com falta de elétrons, que se encontra eletricamente positivo. Mas qual é o ramo de estudo da eletricidade?

O estudo da eletricidade se divide em três grandes partes:

Eletrostática: é a parte que estuda o comportamento das cargas elétricas em repouso como, por exemplo, o estudo e compreensão do que é carga elétrica, o que é campo elétrico e o que é potencial elétrico.
Eletrodinâmica: essa é a parte que estuda as cargas elétricas quando em movimentação. Ela estuda o que é corrente elétrica, os elementos de um circuito elétrico (resistores e capacitores) bem como a associação deles, tanto em série quanto em paralelo. 
Eletromagnetismo: nessa parte se estuda o comportamento e o efeito produzido pela movimentação das cargas elétricas. É a partir desse estudo que fica possível entender como ocorrem as transmissões de rádio e televisão, bem como entender o que vem a ser campo magnético, força magnética e muito mais.

Por Marco Aurélio da Silva
Brasil Escola

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Cuidados no Trânsito - Freio




Em pista molhada ou escorregadia, que precauções o motorista deve tomar?

A primeira providência é diminuir a velocidade. Outro cuidado é manter uma distância maior do que a normal do carro da frente. Nessas condições de pista, o espaço percorrido da frenagem até a parada total do veículo aumenta consideravelmente. A 80 Km por hora, um veículo percorre 30 metros até parar completamente, numa pista de asfalto seca, com a mesma pista molhada a distância aumenta consideravelmente.

Mais uma precaução é frear de forma suave e progressiva. Freadas bruscas podem travar as rodas e fazer o veículo derrapar e até mesmo capotar, mesmo em pistas secas. Em caso de travamento das rodas, o motorista deve tirar imediatamente o pé dos freios, enquanto movimenta a direção para a direita e para a esquerda levemente, até conseguir retomar o controle do carro.


Descrição: http://www.estradas.com.br/sosestradas/imagens/seta-vermelho.gifEm que outras situações o motorista deve redobrar os cuidados ao frear?

Estes são alguns dos casos mais comuns:
- sempre que o carro estiver carregado (nas viagens com a família e bagagens, por exemplo);
- durante a noite, quando a visibilidade fica bastante prejudicada;
- na descida de serras.

Nos longos trechos em declive, o correto é usar o freio motor. Basta engatar uma marcha mais reduzida, que segure o carro na descida. A mais indicada é a marcha que seria utilizada para subir a serra.

O uso do freio motor evita o desgaste excessivo, o superaquecimento e a perda momentânea dos freios por cansaço. Além de aumentar consideravelmente a estabilidade do veículo e a segurança do motorista nas descidas.

sábado, 2 de junho de 2012

Estudos?!?!?!?!

A imaginação das crianças e adolescentes estão cada vez mais potentes, infelizmente não sendo direcionada como nós educadores queríamos.

É incontável as vezes que nos deparamos com alunos "sonhando" dentro de sala de aula, creio que hoje o mais difícil na educação é justamente prender a atenção dos alunos nas aulas.

Veja essa charge que mostra de forma irônica tal acontecimento: