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quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O trem bala

 Nessa semana houve apresentações de trabalhos dos alunos dos 3º anos do EM em nossa escola, 5 grupos apresentaram características e funcionamento de usinas geradoras de energias e um grupo em cada turma ficou responsável por apresentar o funcionamento do trem bala, para aqueles que se interessaram pelo assunto vai abaixo mais informações sobre essa forma de transporte.



Trem Bala

Em 1987, o francês Georg Bednorz e o alemão K.A.Muller produziram uma cerâmica supercondutora de eletricidade, misturando bário, lantânio, cobre e oxigênio. A supercondutividade, fenômeno apresentado por certas substâncias como metais e cerâmicas especiais, caracteriza-se pela drástica diminuição da resistência elétrica em temperaturas muito baixas. Com isso, a corrente flui pelo material sem perder energia. Ao comprovarem a importância prática do fenômeno, os cientistas abriram campo para diversas aplicações, como computadores cada vez mais ágeis, reatores de fusão nuclear com energia praticamente ilimitada e monotrilhos rapidíssimos, projetados para serem o transporte de massa do século XXI. 

O maglev

Entre esses projetos está o maglev (abreviatura de "levitação magnética", em inglês). É um meio de transporte em que campos magnéticos fazem levitar um veículo sobre uma deslizadeira especial. Os veículos maglev, que atingem 450 km/h, poderiam competir com vôos curtos entre cidades, pois o tempo das jornadas é quase o mesmo. Na Alemanha e no Japão, testes apontaram para velocidades de até 550 km/h. Essas altas velocidades são possíveis porque a deslizadeira e o veículo não se tocam quando este se encontra em movimento.

A principal fonte de resistência para um veículo maglev é o ar, problema que pode ser resolvido por ajustes aerodinâmicos. Ao contrário dos trens convencionais, os maglevs não transportam unidades de propulsão, que se situam nas deslizadeiras.

Os inovadores sistemas de guias e de propulsão eliminam a necessidade de rodas, freios, motores e dispositivos para captar, converter e transmitir a energia elétrica. Conseqüentemente, os maglevs são mais leves, silenciosos e menos sujeitos ao desgaste que os trens tradicionais.



Funcionamento do maglev
 
Tais veículos são construídos em duas partes. O corpo, em que viajam os passageiros, é montado sobre um trilho localizado na parte inferior do veículo que abriga os ímãs para a levitação e os ímãs-guias. A porção inferior do trem envolve a deslizadeira e os sistemas que controlam os ímãs asseguram que o veículo permaneça próximo dela, mas sem a toca-la.

Rolos de fios enrolados sob a deslizadeira geram um campo magnético que se move ao longo da mesma. As forças de atração magnética entre esse campo e os eletroímãs do veículo fazem levitar o trem e o arrastam por todo o campo magnético.



Disponível em: Geocities

2 comentários:

  1. Muito útil esse artigo, esta de parabéns pelo blog realmente me ajudou muito para sanar minhas dúvidas, e auxiliar no desenvolvimento do meu trabalho.

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