Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

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quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A Natureza da Luz

Meus alunos do 3º ANO estão quebrando a cabeça com um trabalho sobre Física Moderna, então para descontrair observem a charge:

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

RESSONÂNCIA MAGNÉTICA


O crânio é um osso duro de roer, por isso somos felizes que agora podemos olhar dentro dele sem precisar de uma serra. Neuroimagem é uma das tecnologias mais novas para pesquisadores e médicos.
A tomografia computadorizada e a ressonância magnética (MRI) ajudam profissionais a dar uma boa olhada em tecidos moles, incluindo o cérebro. Com o advento da ressonância magnética funcional, ou fMRI, na década de 1990, pesquisadores foram capazes de observar o cérebro em ação, e descobrir que áreas tornam-se mais ativas durante várias tarefas mentais.
Ressonâncias magnéticas foram usadas para revelar de tudo, da maturidade do cérebro ao efeito de jogos de videogame violentos no cérebro adolescente. As varreduras do cérebro até já entraram como prova em julgamentos de assassinato.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Usamos apenas 10 % da nossa mente????????


Sempre ouvimos a história de que usamos um décimo da nossa massa cinzenta. Você nunca pensou o que seria possível com os outro 90% ativados?
Mas saiba que você já usa muito mais do que 10%. Estudos comprovam, através de tomografias cerebrais, que mesmo algo simples como cerrar os punhos usa um vasto número de células cerebrais. Do planejamento da ação até a contração de cada músculo dos dedos e da palma da mão existe um longo caminho, percorrido em frações de segundo.
“Imagens mostram que há pouquíssimas partes do cérebro que não podem ser ativadas”, comenta o Prof. Sophie Scott, da College University, em Londres.
O interessante nisso é que muitas vezes simplesmente aceitamos definições, conspirações e mitos por serem "mais interessantes" que a ciência, ao nos depararmos com qualquer dessas teorias devemos ter o senso crítico para analisá-la, ou então viveremos em um mundo infestado de "demônios" como já dizia o grande astrônomo Carl Sagan, esse que considera que a sociedade é 80% analfabeta cientificamente.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

11/11/11


Como sempre, datas como essa representam mais do que uma coincidência ou inevitabilidade para algumas pessoas, que veem sequências de números desse tipo como um sinal espiritual – e o boato da vez é que a data é ligada as profecias maias de 2012 do fim do mundo e de renovação espiritual. 

As mitologias da data de hoje estão presentes na internet, com os crentes sugerindo que sequencias numéricas como 11/11 são sinais de anjos ou números com significados ocultos. 

Mesmo as pessoas que aparentemente não ligam para numerologia estão encontrando algum significado no dia: dizem que a Disney vai sediar 11 casamentos hoje. 

Mas porque 11/11/11 foi parar no meio do suposto apocalipse maia de 2012? 

O antigo calendário maia termina em 21 de dezembro de 2012, como você já sabe. Algumas pessoas acreditam que esta data vai inaugurar uma nova era espiritual, ou mesmo o fim do mundo. 

As duas datas foram provavelmente ligadas quando os crentes perceberam que o Observatório Naval dos EUA tinha fixado a hora exata do solstício de 2012 para 11:11 na hora universal em 21 de dezembro. 

A opinião de John Hoopes, um estudioso da história maia da Universidade de Kansas, EUA, é que tudo isso não passa de uma “viagem”. “É essencialmente baseado na noção de sincronicidades”, explicou Hoopes.
Sincronicidades são coincidências significativas. E enquanto todo mundo tem uma tendência psicológica em encontrar padrões aleatórios, as subculturas que creem na mitologia de 2012 tendem a ser aquelas que se envolvem com psicodélicos e maconha, drogas que aumentam a sensação de sincronicidade. “Se parece que a mitologia de 2012 foi pensada por pessoas sob o efeito de drogas, é porque foi”, argumenta Hoopes. 

Não interessa o que as pessoas modernas pensam do calendário maia, simplesmente não está claro se a data tinha algum significado para eles. “A realidade é que os maias acompanhavam ciclos de tempo grandes, e há um grande ciclo de tempo que começou em 3013 a.C. no nosso calendário, e há razões para pensar que o ciclo atinge um número significativo em 21 de dezembro de 2012”, disse Hoopes. 

Mas se isso tem algum significado para os maias é uma questão em aberto. O povo maia tendia a ver o tempo como cíclico, com eventos importantes ecoando-se em datas correspondentes em um ciclo. Nesse caso, o fim do calendário pode ter sido visto como um novo começo. 

Aliás, nem se sabe se os maias tinham qualquer profecia. Notadamente, as profecias de fim de mundo não aparecem no registro histórico até depois que os maias fizeram contato com missionários cristãos – um grupo de pessoas com suas próprias crenças fortes sobre o fim dos dias. 

Na verdade, previsões de fim de mundo eram populares nos anos 1500, quando missionários franciscanos começaram a viajar para o Novo Mundo. Previsões catastróficas bíblicas certamente chegaram aos ouvidos maias e, em outras palavras, as profecias maias simplesmente se apropriaram da teologia cristã.
“O mundo para os maias realmente terminou na conquista espanhola”, disse Hoopes. “Então, eles podem ter incorporado isso em sua explicação do que estava acontecendo com eles”. 

O forte número 11
Na verdade, o Observatório Naval agora indica a hora oficial do solstício de 2012, quando a inclinação da Terra estiver o mais longe possível do sol, na hora universal de 11:12 em 21 de dezembro. Isso não impediu que os crentes de 2012 focassem no tempo 11:11. 

Em parte, esse frenesi pelo 11 ocorre porque a mitologia do número está online já faz um tempo. O site 1111spiritguardians.com sustenta que olhar para um relógio quando o tempo for 11:11 é um sinal de “1.111 Guardiões Espirituais ou Anjos”. Outras horas, como 12:12, 10:10 ou 12:34 seriam mensagens, também.
Estes números podem parecer especiais porque “grudam” em nossas mentes. Ninguém se lembra de olhar para o relógio quando os números não formam um padrão. “As pessoas estão mais propensas a lembrar de 11:11 do que de 4:29, 6:53 ou 3:17, por exemplo”, disse Hoopes. 

Os psicólogos chamam a tentação de encontrar padrões em dados aleatórios de pareidolia. Este fenômeno também é responsável por “visões” de santos e outros em torradas, janelas e demais objetos.
É fácil encontrar o 11 por toda parte, por isso é fácil acreditar que “tem algo aí”. Um artigo do site 2012rising.com une coisas aparentemente aleatórias como o calendário maia, os ataques terroristas de 11 de setembro, a duração média de inversões de polaridade do campo magnético do sol, etc. O autor ainda fala do ciclo do sol de 11 anos, e como tudo parece “mais do que coincidência”. 

A atividade solar, de fato, atinge um pico aproximadamente a cada 11 anos, potencialmente interrompendo comunicações por satélite, mas, segundo a NASA, não há riscos especiais associados com os picos de 2012, que não devem ser diferentes dos anteriores. 

Com todos esses 11s de vários lugares para se usar em ideias macabras, previsões para 11/11/11 estão fluindo rapidamente.

Aderentes da Nova Era previram de tudo, desde o fim do mundo até o ingresso de uma nova era espiritual. Alguns dizem que 11/11/11 é o início oficial do ano metafísico de 2012. 

Mesmo cineastas estão lucrando com a ação, com filmes de terror, especialmente um intitulado “11-11-11″, previstos para serem lançados na data. A trama de “11-11-11” gira em torno de uma força assustadora e misteriosa que vai entrar na Terra às 11:11 de 11/11/11. 

Previsões não comerciais tendem a ser mais positivas, no entanto. O número 11 é visto como um sinal de que todas as pessoas são uma só, por exemplo, e a data é mais provável de ser vista como um fim à ganância e desconexão. Seria bom, né? 

Segundo Hoopes, o calendário maia pode ressoar ainda hoje simplesmente porque os antigos maias são vistos como uma cultura exótica com uma espiritualidade avançada. Um século atrás, as pessoas acreditavam a mesma coisa sobre a cultura indiana e chinesa. 

O que mantém viva a mitologia, hoje, no entanto, é a internet e as redes sociais. Dessa forma, os crentes em uma transformação de consciência em 2012 podem estar certos. 

“O mundo está mudando por causa dessa transformação da consciência através da rede digital”, disse ele. “Eu não ficaria surpreso se no futuro as pessoas olhassem para trás e dissessem: ‘oh sim, foi em 2012 quando tudo aconteceu’”.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

sábado, 12 de novembro de 2011

Idade Interior


Já publiquei aqui nesse blog a relação que existe entre a relatividade do tempo, essas ideias estão presentes na Física Moderna e sentimos claro essa percepção. Hoje eu trago pra vocês um desafio para saber qual é sua "idade interior", isso quer dizer que se você pode ser mais velho ou mais novo biologicamente, claro isso vai depender de como você leva a vida.

Click abaixo e descubra qual realmente é sua idade!!!!!!

QUAL A SUA IDADE?

Deixem nos comentários o que acharam.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

10 fenômenos Físicos do Cotidiano

A física está presente em quase tudo que fazemos no nosso dia a dia. Mas dificilmente paramos para pensar nisso, não é? Algumas coisas nem imaginamos que possam ter uma explicação física, mas têm. Olha só 10 fenômenos assim:




1. Por que, mesmo quando a vela não esta de pé, a chama fica para cima? 

Conformem explicam os físicos da USP e integrantes do Ciência em Show, existe um fenômeno na Física chamado convecção. Ele ocorre em líquidos e gases e, resumidamente, trata-se do movimento para cima das porções mais quentes de um material. No caso da vela, os gases expelidos pelo pavio estão muito quentes e, por isso, eles sobem. O ar ambiente, mais frio, toma o lugar desse ar quente alimentando a chama constantemente com oxigênio. Quando viramos a vela de cabeça para baixo, a convecção continua acontecendo, gases quentes sobem e o ar frio toma seu espaço, em um movimento para cima, dando ao fogo seu formato característico.

2. Por que é mais difícil fechar a porta do carro com as janelas fechadas do que com uma aberta? 

De acordo com os físicos do Ciência em Show, quando fechamos fortemente uma porta com os vidros do carro fechados, ela empurra o ar pra dentro, aumentando repentinamente a pressão interna. Ocorre que, sempre que temos uma diferença de pressão entre o lado interno e externo, surge uma força de resistência. Nesse caso, a força de dentro pra fora dificulta o fechamento da porta. O efeito é acentuado ainda pelo fato de que os carros possuem borrachas de vedação em suas aberturas, como portas e janelas, para impedir a entrada de água e vento e essas borrachas acabam também por não deixar que o ar escape pelas frestas. Porém, com a janela aberta, o ar rapidamente escapa e a pressão interna mantém-se em equilíbrio com a pressão de fora.

3. Por que a posição da Lua interfere nas marés?
luamar 
Hélio Gianesella explica que isso ocorre graças à lei da gravitação universal. Assim como a Terra atrai a Lua, mantendo-a em sua órbita, a Lua atrai a Terra. Acontece que essa atração deforma a superfície da Terra, “puxando” a face da Terra mais próxima à Lua em direção ao satélite. Tanto a parte sólida (continentes) quanto a parte líquida (oceanos, mares, lagos, rios, etc.) sofrem essa deformação. E o cientista explica ainda que não é só a Lua que influencia as marés, mas o Sol também. As maiores marés acontecem na Lua Nova, quando Sol e Lua estão juntos no céu durante o dia, e na Lua Cheia, quando se encontram em oposição.

4. Por que temos de fazer força para manter o equilíbrio quando o ônibus faz uma curva? 

De acordo com o professor do COC, Hélio Gianesella, todo corpo em movimento tende a seguir em linha reta por inércia, que é a tendência de manter o estado do movimento. Quando o ônibus faz a curva, a nossa tendência é seguir em linha reta e temos de nos segurar fazendo força para acompanharmos o movimento curvo do ônibus. Essa força que sentimos em nosso braço, na realidade, é a resultante centrípeta, aplicada pelo ferro que seguramos e que nos garante fazer a curva junto com o ônibus.

5. Por que o pão fica duro de um dia para o outro se não for guardado dentro de um saco plástico?

Frances 
Os mestres em Física pela USP, Gerson, Daniel e Wilson afirmam que a maciez do pão está relacionada à quantidade de água em seu interior. Se a água evapora, o pão fica duro. Como o plástico é um material impermeável, ele não permite a saída da água do interior do pão pela evaporação natural e, por isso, ele continua macio. Num ambiente livre, a água evapora e o pão fica duro.

6. Por que um saco de supermercado pesado arrebenta se for levantado rapidamente? 

Os professores Gerson Santos, Daniel Santos e Wilson Namen, do Ciência em Show, explicam que isso acontece devido à inércia. A sacola cheia, em repouso, tem a tendência de permanecer parada até que uma força seja aplicada sobre ela, ou seja, para que se possa levantar a sacola é necessário “vencer” esta tendência. Se o puxão for muito forte, a quantidade de força aplicada acaba sendo superior à resistência da própria sacola, que rasga. Puxando devagar, é possível dosar a força para que seja suficiente para suspender a sacola sem ultrapassar o limite de rompimento do plástico.

7. Por que a roupa no varal seca mais rápido com vento do que sem vento?
varalHélio Gianesella explica que a roupa seca porque a água entre as fibras do tecido passa do estado líquido para o estado gasoso. O que determina a rapidez com que isso acontece é a pressão atmosférica sobre a superfície líquida e a umidade do ar. O vento, ou a maior velocidade do ar sobre a superfície, acarreta uma menor pressão hidrodinâmica e quanto menor a pressão, mais rápida é a passagem de um líquido para vapor. Consequentemente, o vento gera um aumento da evaporação. Outro fator a ser considerado é a umidade do ar. Quanto menor, mais fácil é a evaporação.

8. Por que uma mesma garrafa térmica consegue conservar a temperatura de líquidos frios e quentes? 

Conforme explicações do professor Hélio, do pré-vestibular COC, a estrutura interna da garrafa térmica é constituída por uma ampola de vidro com dupla parede espelhada entre as quais existe vácuo. Esse sistema reduz significativamente a troca de calor entre o líquido que está lá dentro e o meio externo, pois impede a troca de calor por irradiação – devido ao espelhamento- , por convecção – devido ao vácuo entre as paredes duplas – e por condução – já que o vidro é um mau condutor térmico. Assim, o líquido demora a esfriar se estiver quente e a esquentar se estiver frio.

9. Por que os carros de corrida usam pneus carecas enquanto os de rua são proibidos de rodar assim? 

Segundo o professor do cursinho pré-vestibular COC, o pneu liso ou “slick” dos carros de corrida aumenta a área de contato com o solo, facilitando a interação entre o pneu e a pista, garantindo maior aderência e, consequentemente, maior velocidade. Mas quando há chuva durante a corrida, eles são trocados pelos pneus com ranhuras, denominados “biscoitos”, para evitar a ocorrência de “aquaplanagem”, que é a perda de contato com a pista devido à água que se acumula entre o pneu e o solo, funcionando como lubrificante. “Como ninguém vai parar o carro na chuva para substituir um pneu careca por outro com ranhuras, eles são proibidos”, conclui Hélio Gianesella.

10. A famosa natação do Tio Patinhas em sua piscina de moedas de ouro é possível na vida real? 

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Os pesquisadores do Ciência em Show são diretos na resposta: “não”. Segundo eles, a possibilidade da natação depende de dois fatores: densidade e fluidez. A densidade de moedas, que são feitas de ouro, é muito maior do que a densidade do corpo humano. Por isso, o corpo sempre ficaria por cima das moedas e seria impraticável um mergulho moedas adentro. Como as moedas também são grandes, sua fluidez fica comprometida e certamente as braçadas não empurrariam o corpo para a frente como acontece quando se nada em uma piscina.

Fonte: Terra e livro: Regina Pinto de Carvalho [org.] – Física do Dia a Dia, Ed. Autêntica

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O trem bala

 Nessa semana houve apresentações de trabalhos dos alunos dos 3º anos do EM em nossa escola, 5 grupos apresentaram características e funcionamento de usinas geradoras de energias e um grupo em cada turma ficou responsável por apresentar o funcionamento do trem bala, para aqueles que se interessaram pelo assunto vai abaixo mais informações sobre essa forma de transporte.



Trem Bala

Em 1987, o francês Georg Bednorz e o alemão K.A.Muller produziram uma cerâmica supercondutora de eletricidade, misturando bário, lantânio, cobre e oxigênio. A supercondutividade, fenômeno apresentado por certas substâncias como metais e cerâmicas especiais, caracteriza-se pela drástica diminuição da resistência elétrica em temperaturas muito baixas. Com isso, a corrente flui pelo material sem perder energia. Ao comprovarem a importância prática do fenômeno, os cientistas abriram campo para diversas aplicações, como computadores cada vez mais ágeis, reatores de fusão nuclear com energia praticamente ilimitada e monotrilhos rapidíssimos, projetados para serem o transporte de massa do século XXI. 

O maglev

Entre esses projetos está o maglev (abreviatura de "levitação magnética", em inglês). É um meio de transporte em que campos magnéticos fazem levitar um veículo sobre uma deslizadeira especial. Os veículos maglev, que atingem 450 km/h, poderiam competir com vôos curtos entre cidades, pois o tempo das jornadas é quase o mesmo. Na Alemanha e no Japão, testes apontaram para velocidades de até 550 km/h. Essas altas velocidades são possíveis porque a deslizadeira e o veículo não se tocam quando este se encontra em movimento.

A principal fonte de resistência para um veículo maglev é o ar, problema que pode ser resolvido por ajustes aerodinâmicos. Ao contrário dos trens convencionais, os maglevs não transportam unidades de propulsão, que se situam nas deslizadeiras.

Os inovadores sistemas de guias e de propulsão eliminam a necessidade de rodas, freios, motores e dispositivos para captar, converter e transmitir a energia elétrica. Conseqüentemente, os maglevs são mais leves, silenciosos e menos sujeitos ao desgaste que os trens tradicionais.



Funcionamento do maglev
 
Tais veículos são construídos em duas partes. O corpo, em que viajam os passageiros, é montado sobre um trilho localizado na parte inferior do veículo que abriga os ímãs para a levitação e os ímãs-guias. A porção inferior do trem envolve a deslizadeira e os sistemas que controlam os ímãs asseguram que o veículo permaneça próximo dela, mas sem a toca-la.

Rolos de fios enrolados sob a deslizadeira geram um campo magnético que se move ao longo da mesma. As forças de atração magnética entre esse campo e os eletroímãs do veículo fazem levitar o trem e o arrastam por todo o campo magnético.



Disponível em: Geocities

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Vídeo sobre a antigravidade

Devido a postagem anterior falar sobre antigravidade, reslovi postar esse vídeo que prova o que estava nessa postagem, imaginem se um dia pudermos dominar essa tecnologia, vários avanços de transporte devem surgir, espero que cada vez mais se pense no meio ambiente e na vida em qualquer pesquisa científica.

MUITO INTERESSANTE, VALE A PENA VER!!!!!


sábado, 5 de novembro de 2011

Aula de Matemática


Estou repassando essa postagem que encontrei no blog do meu colega Profº Rafael Brasil, prefiro não dizer nada em relação a mesma, vocês leitores tirem suas próprias conclusões.


Problema nº1
Um professor trabalha 5 horas diárias, 5 salas com 40 alunos cada. Quantos alunos ele atenderá por dia?
Resposta: 200 alunos dia.
Se considerarmos 22 dias úteis. Quantos alunos ele atenderá por Mês?
Resposta: 4.400 alunos por mês.
Consideremos que nenhum aluno faltou (hahaha) e, que em cada um deles, resolveram pagar ao professor com o dinheiro da pipoca do lanche: 0,80 centavos, diárias. Quanto é a fatura do professor por dia?
R: 160,00 reais diários
Se considerarmos 22 dias úteis. Quanto é faturamento mensal do mesmo professor?
R: Final do mês ele terá a faturado R$ 3.520,00.

Problema nº2
O piso salarial é 1.187 reais, para o professor atender 4.400 alunos mensais. Quanto o professor fatura por cada atendimento?
Resposta: aproximadamente 0,27 mensais
(vixe, valemos menos que o pacote de pipoca)... continuando os exercícios...
Problema nº3
Um professor de padrão de vida simples,solteiro e numa cidade do interior, em atividade, tem as seguintes despesas mensais fixas e variáveis:
Sindicato: R$12,00reais
Aluguel: R$350,00reais ( pra não viver confortável)
Agua/energia elétrica: R$100,00 reais (usando o mínimo)
Acesso à internet: R$60,00 reais
Telefone: R$30,00 reais (com restrições de ligações)
Instituto de previdência: R$150,00 reais
Cesta básica: R$500,00 reais
Transporte: sem dinheiro
Roupas: promocionais
Quanto um professor gasta em um mês?
Total das despesas: R$1202,00
Qual o saldo mensal de um professor?
Saldo mensal: R$1187,00 - 1202= -15 reais, passando necessidades

Agora eu te pergunto:
- Que dinheiro o professor terá para seu fim de semana?
- Quanto o professor poderá gastar com estudos, livros, revistas, etc.
- Quanto vale o trabalho de um professor??
- Isso é bom para o aluno???
- Isso é bom para a educação pública do Brasil??

Agora olhem a pérola que o Sr. Governador do Ceará disse:

" Quem quiser dar aula faça isso por gosto, e não pelo salário. 
Se quiser ganhar melhor, peça demissão e vá para o ensino privado "


Cid Gomes - Governador do Ceará



SE VOCÊ ACHA QUE NOSSO GOVERNADOR DEVE 
ABRIR MÃO DE SEU SALÁRIO E GOVERNAR POR 
AMOR, PASSE PARA A FRENTE!.
CAMPANHA 

"Cid, doe seu SALÁRIO e governe por AMOR !"   
"Eduardo: doe seu salário e governe por amor!"
P.S.: Cid e Eduardo são do PSB (partido que defende o socialismo. KKKKKKK)

Vamos espalhar isso aos 4 ventos e aumentar a campanha:

DEPUTADOS FEDERAIS E ESTADUAIS, MINISTROS, DOEM SEUS
SALÁRIOS E TRABALHEM POR AMOR!