Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

segunda-feira, 18 de abril de 2011

10 grandes invenções da humanidade

COMPUTADOR


        Com o surgimento de figuras, letras e números, e sua perpetuação em rochas e pergaminhos, o homem, mesmo sem consciência do que fazia, já estava criando e armazenando dados. Com a evolução do conhecimento e a necessidade de se ter um meio para armazenar e, particularmente, calcular, surgem os principais antecessores do computador atual.O pai de todos os computadores modernos é o Eniack, desenvolvido por John Mauchly e J. Presper Eckert em 1946. Porém, toda estrutura lógica dos computadores foi desenvolvida por John Von Newmann, que criou o conceito de programação e operações binárias.
        Com o invento do computador pode-se não apenas armazenar dados, como também resolver problemas e simular modelos. O computador pôde diminuir o tempo utilizado em pesquisas e otimizar o avanço tecnológico.

IMPRENSA

        Para a civilização ocidental a técnica de imprimir teve inicio na Europa do século XV. Chineses, japoneses e coreanos desde há muito tempo conheciam-na e usavam-na.
        Os mais remotos vestígios de impressa de que se tem noticia são os amuletos mandados confeccionar pela imperatriz Shotoku, do Japão, antes do ano 770 de nossa era, dos quais ainda restam alguns exemplares pelos museus da Europa.

BÚSSOLA

        A primeira referência clara a bússola encontra-se numa enciclopédia chinesa elaborada em 1040 da era cristã, em que se descreve a fabricação de agulhas magnéticas.

GERADOR ELÉTRICO

        Aparelho que transforma energia mecânica, térmica ou química em energia elétrica. Foi em 1831 que Michael Faraday, na Inglaterra, e Joseph Henry, na América, quase que simultaneamente, demonstraram a possibilidade de transformar diretamente a energia mecânica em energia elétrica.

TELESCÓPIO

        O telescópio foi inventando por Hans Lippershey, holandês, fabricante de lentes, em 1608. Em 1609, Galileu Galilei o apresentou ao público em geral e o usou para observar o céu. Posteriormente Johannes Kepler descobriu o principio do telescópio astronômico construído com lentes convexas. Isaac Newton construiu o primeiro telescópio refletor em 1668.

INTERNET

        A Internet nasceu praticamente sem querer. Foi desenvolvida no início da década de 1960, tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArpaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear.

        Quando a ameaça da Guerra Fria passou, ArpaNet tornou-se tão inútil que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Foi assim permitido o acesso aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades. Essa rede expandiu-se para universidades de outros países, permitindo que pesquisadores domésticos a acessassem, até que mais de cinco milhões de pessoas já estavam conectadas com a rede. Para cada nascimento, mais 4 se conectavam com a imensa teia da comunicação mundial.

CINEMA

        Sente-se, relaxe, pois o filme já vai começar!
        Indícios históricos e arqueológicos comprovam que é antiga a preocupação do homem com o registro do movimento. O desenho e a pintura foram as primeiras formas de representar os aspectos dinâmicos da vida humana e da natureza, produzindo narrativas através de figuras.

AVIÃO

        O vôo é um velho sonho da humanidade. Por volta de 1250, o frade inglês Roger Bacon sugeriu o ortóptero, máquina voadora que bate as asas como um pássaro. Em 1490, Leonardo da Vinci, que estudava o vôo dos pássaros, projetou algumas máquinas voadoras, também do tipo ortóptero; desenhou ainda uma hélice e descreveu os princípios do pára-quedas. As primeiras ascensões do homem no espaço foram realizadas em balões.

TRANSISTOR

        Antes de 1950 todo equipamento eletrônico utilizava válvulas, aquelas com bulbo de baixo brilho que numa determinada época dominaram a nossa indústria. O aquecedor de uma válvula típica consumia muitos watts de potência. Por isso, os equipamentos a válvula exigiam uma fonte de alimentação robusta e criavam uma boa quantidade de calor que constituíam um problema a mais para os projetistas. Os resultados eram os equipamentos pesados e antiquados tão difundidos naquela época.

ESCRITA
        Existem, há dezenas de milhares de anos, inúmeros meios de transmitir mensagens através de desenhos, sinais e imagens. Uns exemplos são os homens da pré-história que faziam desenhos nas paredes das cavernas (pictogramas). Desenhavam o que estava a sua volta: animais, homens, arcos, flechas etc. Aos poucos as figuras evoluíram e se transformaram em símbolos. Surgiram então, os ideogramas

ELETROMAGNETISMO

        Por volta de 600 a.C. Tales de Mileto sabia que uma certa resina (âmbar), atritada com uma substância seca, adquiriria a propriedade de atrair corpos leves, estes são os primeiros relatos na história sobre a eletricidade.

   
    

2 comentários:

  1. E essas invenções revolcionaram as nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. faltou a roda..ninguem soube quem inventou..mas a gente usa até hoje!

    ResponderExcluir