Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

quarta-feira, 1 de junho de 2011

O eco... eco... eco...


Um curioso fenômeno relacionado à reflexão do som é o ECO. Quando se grita em frente a uma montanha, ouve-se primeiro o som direto e, depois, o som refletido pelo obstáculo. Essa repetição do som denomina-se eco e deve à reflexão das ondas sonoras.

O eco é o fenômeno que se produz quando a orelha percebe, distintamente, ondas sonoras emitidas e refletidas por algum obstáculo.

A orelha humana é capaz de distinguir dois sons se estes chegam com uma diferença de tempo de 0,1s ou mais. Se alguém produz um som diante de um obstáculo e o tempo transcorrido entre a emissão do som e a recepção do som refletido for maior ou igual a um décimo de segundo, então a orelha humana perceberá dois sons distintos (eco).

Como a velocidade de som ar é de 340 m/s, o som percorrerá 34 metros um décimo de segundo. Portanto para produzir o eco, o obstáculo deve estar situado, no mínimo, a 17 m da fonte sonora, de forma que o som percorrerá 17 m para ir e outros 17 m para voltar como som refletido.
Devido aos estudos de reflexão sonora, foi possível criar o SONAR. O sonar é um instrumento utilizado na navegação marítima que se baseia nas reflexões de sons de alta frequência (ultrasons) emitidos por um dispositivo capaz de detectar os sons refletidos e medir o tempo que demoram para retornar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário