Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

domingo, 24 de abril de 2011

Introdução a Relatividade de Eisntein

"Ponha sua mão num forno quente por um minuto, e isto lhe parecerá uma hora. Sente-se ao lado de uma bela moça por uma hora e lhe parecerá um minuto. Isto é relatividade."
(Albert Einstein)

A noção de relatividade é bem mais antiga, vem desde Galileu, com a compreensão de que dois referenciais distintos fornecem observações igualmente válidas, mesmo que diferentes, de um mesmo fenômeno, ou seja, nenhum referencial seria privilegiado. 
O movimento retilíneo uniforme, por exemplo, só faria sentido caso estivéssemos comparando com algum outro referencial, não existindo um sistema absoluto de referência. Porém, naquela época, pensava-se que a propagação da luz fosse instantânea, portanto, não cogitavam a possibilidade de que o momento em que os fatos eram observados estivesse “atrasado” do momento em que realmente aconteciam. Isto é, leva algum tempo, mesmo que pequeno, para que a imagem de um objeto chegue aos nossos olhos.

Uma teoria científica publicada por Albert Einstein, em 1905, é chamada de Relatividade Especial, ou Relatividade Restrita e, na realidade, é apenas parte da teoria chamada de Relatividade Geral. O termo especial é usado pelo fato de que a Relatividade Especial é um caso especial da Relatividade em que se desconsideram os efeitos da ação da gravidade.

Uma grande mudança proposta na Relatividade foi a mudança dos conceitos em que Espaço e Tempo seriam entidades independentes, sendo substituídos pela idéia de espaço-tempo como uma entidade geométrica. Na idéia de espaço-tempo como uma entidade geométrica passam a existir quatro variáveis, três espaciais e uma temporal.

A teoria da relatividade possui dois postulados:

            1. Princípio da relatividade: As leis que governam as mudanças de estado em quaisquer sistemas físicos tomam a mesma forma em quaisquer sistemas de coordenadas (x, y, z). 

2. Invariância da velocidade da luz: A luz tem velocidade invariante igual a c em qualquer sistema de coordenadas inercial.

Logo, a velocidade da luz não depende da velocidade da fonte que a emite, nem da velocidade de quem a está medindo.

A relatividade produz conseqüências consideradas estranhas para a maioria das pessoas, pois o tempo e o espaço medidos por diferentes referenciais podem diferir, e de fato, ambos estão corretos. A verdade é que isso pode nos parecer estranho, pois não estamos acostumados a observar carros ou aviões viajando em velocidades próximas da velocidade da luz. Isto quer dizer que os fenômenos que observamos no nosso cotidiano acontecem em velocidades relativamente baixas (muito baixas), se comparados com os fenômenos eletromagnéticos (como a luz), não produzindo assim, efeitos significativos de modo que consigamos observar.

Atenção ao 3º Ano A e B
Esse conteúdo de relatividade está relacionado à Física Moderna, onde estaremos entrando em um mundo "diferente" de ideias e postulados, algo que impressiona e nos deixa ao mesmo tempo confusos. 
Mesmo sendo Eisntein um ícone da Física moderna, temos outros grandes cientistas que contribuiram e muito para que ideias fossem aprimoradas, veremos isso mais adiante.

Abraços.
 


Um comentário:

  1. É muito interessante a teoria da relatividade. E Albert Einstein era considerado aluno relapso na época, imagine se fosse o melhor...kkkkk

    ResponderExcluir