Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

terça-feira, 31 de maio de 2011

A Garrafa Térmica


A energia que um corpo tem em razão do grau de agitação de suas moléculas é chamada de calor. O calor é energia térmica em trânsito, que vai sempre do corpo mais quente para o copo mais frio.

O processo de transferência do calor pode acontecer de três formas diferentes: condução (depende do contato entre o corpo quente com o corpo frio); a irradiação (ocorre em razão da emissão de radiação por alguns corpos e estas têm o poder de aquecer) e por convecção (em razão dos fluídos serem mais densos no frio, eles acabam sendo atraídos pela gravidade).

O projeto de uma garrafa térmica usufrui de alguns conceitos físicos para que líquidos colocados lá dentro sejam conservados, mantendo-se quentes ou frios.

A primeira condição para evitar transferência de calor é manter as paredes da garrafa separadas e entre elas deve haver vácuo; assim, o processo de transferência por convecção praticamente não ocorre.

A segunda condição é que as paredes devem ser espelhadas, tanto dentro quanto fora, evitando que haja trocas de calor com o meio.

Por fim, o abre e fecha da garrafa pode provocar diferença de densidade no fluido, ocasionando trocas de calor com o meio; portanto, mantê-la fechada evita que o fluido troque calor com o meio externo. 

Esse é um esquema do funcionamento de uma Garrafa Térmica:
 Os conceitos físicos são importantes na construção de dispositivos criados a fim de facilitar a vida do ser humano. A garra térmica é um desses dispositivos, e tem como princípio conservar a temperatura dos fluídos, os processos de transferência de energia térmica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário