Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

sexta-feira, 27 de maio de 2011

O Forno de Microondas

Eu sempre digo a meus alunos que curiosidade na ciência é o que separa grandes cientistas de pessoas  "comuns", o fato de você querer saber o porquê daquele fenômeno e como funcionam aquele aparelho é o que realmente diferencia essas pessoas.

Veja por exemplo como foi descoberto o aparelho de microondas:

Tudo começou quando o físico norte-americano Albert Wallace Hull desenvolveu o magnetron em 1939, como um gerador de microondas para rádio e radares.  Em 1946, nos Estados Unidos, o engenheiro eletrônico Percy Spencer da Corporação Raytheon, que fabricava magnetrons para aparelhos de radar, descobriu por acaso  que as ondas eletromagneticas do aparelho esquentavam os alimentos.


Certo dia ele foi trabalhar com uma barra de chocolate no bolso  e enquanto manipulava o magnetron para as sua experiencias, o chocolate derreteu-se. Spencer sabia que as microondas geravam calor, assim supôs que essas ondas tinham escapado do tubo de magnetron, atingido a barra de chocolate. Intrigado com o fato do chocolate derreter com o calor gerado pelas ondas magnéticas e não sentir tal calor, ele resolveu fazer um experimento. Colocou uma pacote de milho de pipoca em frente ao tubo de  magnetron e em poucos instantes as pipocas estouraram. Depois dessa experiência ele ainda resolveu tentar mais uma vez e junto com um colega de laboratorio, colocou um ovo cru dentro de um pote com um buraco e deixou o mesmo voltado para o tubo de magnetron. O resultado foi a explosão do ovo em cima do colega. Percy Spencer concluiu que o ovo cozinhara de dentro para fora e estourara em razão da pressão. E se acontecera com o ovo, poderia acontecer com outros alimentos.
O aquecimento ocorre em razão de uma radiação eletromagnética de 2.450 MHz, radiação essa que aumenta a agitação das moléculas de água dos alimentos, aquecendo-os de forma quase uniforme, sem prejudicar a saude humana. As microondas não são radioativas, tecnicamente são chamadas de radiação não ionizante. Elas pertencem ao mesmo grupo das ondas de rádio e da própria luz, no entanto, possuem um tamanho bem menor.

O esquema básico de um forno de microondas pode ser visto a seguir:




Então meus caros alunos, procurem utilizar da curiosidade natural do ser humano para investigar o que ocorre ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário