Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Efeito Joule e sua aplicação

Efeito Joule é um fenômeno de transformação da energia elétrica em calor, isso ocorre devido o encontro dos elétricos da corrente com as partículas do condutor.

Para aquecer um ferro elétrico, uma torradeira, um secador elétrico, é preciso de energia elétrica transformada em calor. Isso é chamado de Efeito Joule. Quando uma lâmpada é ligada ela se aquece com o tempo, esse acontecimento também é denominado Efeito Joule. Para que esse efeito aconteça são necessários resistores, pois é através deles que todo esse processo acontece.

Conforme a temperatura aumenta o calor propagado pro ambiente também aumenta, mas chega a um momento que essa temperatura estabiliza, pois a energia não utilizada no sistema (energia dissipada) já foi liberada toda pro ambiente.


Veja alguns exemplos de onde o Efeito Joule pode ser aplicado e como ele acontece:

►O Chuveiro, o secador, o ferro elétrico, a torradeira, possuem resistores que não permitem que essas matérias derretam ou ocorra um curto-circuito quando ocorre o Efeito Joule.
►Quando uma lâmpada é ligada com o tempo ela se aquece, mas esse aquecimento tem um limite, pois ela possui um filamento que permite o seu aquecimento através do Efeito Joule até emitir luz para o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário