Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

terça-feira, 10 de maio de 2011

Quantidade de Movimento

Se observarmos uma partida de sinuca, veremos que uma bolinha transfere seu movimento totalmente ou parcialmente para outra.
A grandeza física que torna possível estudar estas transferências de movimento é a quantidade de movimento linear , também conhecido como quantidade de movimento ou momentum linear.
A quantidade de movimento relaciona a massa de um corpo com sua velocidade:
Como características da quantidade de movimento temos:
  • Módulo:
  • Direção: a mesma da velocidade.
  • Sentido: a mesma da velocidade.
  • Unidade no SI: kg.m/s.
A quantidade de movimento está presente em diversas situações em nosso cotidiano, imagine que você está andando e uma pessoa que está correndo esbarra em você, parte daquela energia cinética é transferida para seu corpo, ocorrendo um desequilíbrio, um tranco ou até uma queda (claro que essas situações descritas anteriormente dependem de grandezas como velocidade e massa dos corpos).
Um caso em que essa transferência de quantidade de movimento é nos acidentes de trânsitos, em que um atropelamento, por exemplo, é a transferência de quantidade de movimento de um veículo para o corpo de uma pessoa, e a destrução de veículo em uma colisão ocorre justamente por essa quantidade de movimento armazenada nos mesmos.


Numa colisão mecânica, supondo-se que a massa dos corpos não se altere, ocorrem duas etapas: deformação e restituição. Na deformação, a energia cinética dos corpos anterior ao choque se transforma em energia cinética dos corpos anterior ao choque se transforma em energia potencial elástica, energia sonora (ruídos) e energia térmica (calor). Na restituição, toda ou parte da energia transformada retornará, na forma de energia cinética. As colisões passam então a ser classificadas de acordo com o reaproveitamento da energia cinética após a colisão.

Tipos de Colisões

Colisão elástica ou perfeitamente elástica

A colisão elástica é aquela em que o coeficiente de restituição vale 1 e por isso as velocidades relativas de afastamento e aproximação são iguais. Também é a única colisão em que a energia mecânica se conserva, ou seja, a energia cinética antes da colisão é igual à energia cinética após.

Colisão Parcialmente Elástica

Essa colisão tem como característica um coeficiente de restituição com o resultado entre zero e um. A velocidade de afastamento é menor que a de aproximação e há a dissipação de energia, de modo que a energia cinética inicial é maior que a energia cinética final.

Colisão Inelástica

A colisão inelástica é aquela em que o coeficiente de restituição vale zero e para isso, a velocidade de afastamento deve valer zero. Com a velocidade de afastamento valendo zero, fica fácil concluir que após a colisão os corpos ficam juntos.
Essa colisão também é caracterizada como sendo aquela com a maior dissipação de energia mecânica.

Para saber mais acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Momento_linear
http://www.novafisica.net/conteudo/cont-1-qtde-mov1.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário