Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Aurora Boreal


No último domingo o programa Fantástico mostrou na série planeta extremo a busca pela AURORA BOREAL,  então como se trata de um fenômeno físico, coloquei algumas informações importantes e curiosas sobre esse belo espetáculo da natureza.

As auroras boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra.



Informações

Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando aconteceu no pólo sul é chamado de aurora austral. Estes fenômenos são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro.

A aurora boreal pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. As cores podem variar muito como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes aparecem em várias cores ao mesmo tempo. 

Em momentos de tempestades solares, a Terra é atingida por grande quantidade de ventos solares. Nestes momentos as auroras são mais comuns. Porém, se por um lado somos agraciados com este lindo show de luzes da natureza, por outro somos prejudicados. Estes ventos solares interferem em meios de comunicação (sinais de televisão, radares, telefonia, satélites) e sistemas eletrônicos diversos. 



Curiosidade: - O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho Boreas.- Além do planeta Terra, podemos encontrar este fenômeno em planetas como Júpiter, Saturno e Marte.


4 comentários:

  1. Eu assiti a reportagem do fanatástico e fiquei fascinado pelo efeito causado nos céus, como é magnífico a Aurora Boreal, mas para chegar até lá dá trabalho. eihn

    ResponderExcluir
  2. Excelente!
    Com imenso prazer sigo o teu Blog.

    O postei no Facebook ;)

    Tenha um, belo fim de semana

    Abraços...

    ResponderExcluir
  3. Olá!, não sou aluna, e as poucas aulas de física que tive ..bem.. faz tempo! no entanto me encanta. Tornei-me, portanto, seguidora, posso? Achei generoso de sua parte fazer um blog desses! Por favor, de quanto em quanto tempo tal fenômeno ocorre?

    ResponderExcluir
  4. A aurora boreal me fascina! Ela revela a existência de um criador, um projetista inteligente, cujo nome é JEOVÁ!Parabéns pela postagem.Felicidades!

    ResponderExcluir