Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Físico de Hong Kong prova que viajar no tempo é impossível

Meu colega Fernando Lopes me deu a dica de um site muito interessante, onde grandes mistérios são relatados, alguns com uma boa dose de sensacionalismo, outros com base científica, dentre as postagens que possuem esse caráter provado cientificamente está essa postagem sobre viagem no tempo, creio que a maioria dos leitores lembra da trilogia De Volta para o Futuro que encantou tantos, porém, cientificamente a viagem no tempo torna-se impossível (que pena), conheça melhor essa teoria que derruba a teoria da viagem no tempo. 


Sabe aquela cena de viajar no tempo e no espaço? Ela ainda ficará restrita às histórias de ficção científica. Na vida real, um físico de Hong Kong provou que nada pode viajar mais rápido do que a velocidade da luz --teoria formulada por  Albert Einstein.

A possibilidade de se viajar no tempo surgiu cerca de dez anos atrás, quando cientistas descobriram a propagação superluminal (mais rápida que a luz) de pulsos óticos em alguns meios específicos.

Posteriormente ficou provado que o fato era na verdade um fenômeno visual, mas os pesquisadores ainda defenderam que um único fóton poderia superar a velocidade da luz.

O professor assistente de física Du Shengwang, da Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong, decidiu encerrar a discussão acadêmica e provar que as conclusões de Einstein estavam corretas medindo a velocidade de um único fóton.

"O estudo mostrou que um único fóton também obedece ao limite de velocidade como as ondas eletromagnéticas", disse ele.

"Ao provar que os fótons não podem viajar mais rápido do que a velocidade da luz, nossos resultados encerram o debate sobre a verdadeira velocidade de informação transportada por um único fóton", escreveu.

O estudo foi publicado na revista científica "Physical Review Letters".

Um comentário:

  1. Muito legal a postagem, gostaria de viajar no tempo, mas é uma pena que não podemos. um abraço.

    ResponderExcluir