Não se sabe ao certo como a lua se originou, mas existem inúmeras teorias que relatam seu aparecimento em órbita. A teoria mais aceita hoje diz que a lua se formou através de uma colisão entre o planeta Terra e um corpo do tamanho de Marte, há aproximadamente 4,6 bilhões de anos.
Acredita-se que o choque entre os dois corpos aconteceu na última fase do processo de formação da Terra, quando parte do seu núcleo se perdeu. Uma nuvem de poeira se formou sobre a Terra em razão da colisão.
A parte perdida do núcleo sofreu um processo de condensação e se aproximou do plano da eclíptica, que fez com que este núcleo condensado entrasse em órbita. Sua temperatura após a condensação explica a ausência de compostos voláteis nas rochas lunares.
Nesse caso podemos dizer que a lua é uma parte da nossa Terra, e que devido a força de gravitação exercida pela massa da Terra (obedecendo a Lei da Gravitação Universal de Newton), essa parte não ficou vagando no espaço, está naquele local interferindo em nossas vidas aqui, como as marés po exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário