Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

sábado, 24 de setembro de 2011

É possível gerar eletricidade direto do calor?


Se você tem como obter muito calor, então pode fazer o que as usinas de energia fazem: usar o calor para produzir vapor e o vapor para fazer girar uma turbina. A turbina pode conduzir um gerador, que produz eletricidade. Essa configuração é muito comum, mas requer uma série de equipamentos e espaço. 
Se você quiser gerar eletricidade do calor de uma forma simples e sem ter partes móveis, isto geralmente envolve o uso de termopares
Os termopares se beneficiam de um efeito elétrico que ocorre nas junções de metais diferentes. Por exemplo, pegue dois fios de ferro e um de cobre, entrelace uma ponta do fio de cobre e a outra do segundo fio de ferro. Faça o mesmo com a outra ponta do fio de cobre e a outra do fio de ferro. Se você aquecer uma das junções entrelaçadas (talvez com um fósforo) e ligar as duas pontas livres a um medidor de voltagem, poderá medir uma tensão. Da mesma forma, se prender os dois fios de ferro a uma bateria, uma junção se aquecerá e outra ficará fria. 
Os satélites de planetas como Júpiter e Saturno estão tão distantes do Sol que não podem usar painéis solares para gerar eletricidade. Estes satélites usam GTRs (geradores termoelétricos de radioisótopos) para gerar sua energia. Um GTR usa material radioativo (como o plutônio) para gerar calor e termopares para converter o calor em eletricidade. Os GTRs não possuem partes móveis, por isso são confiáveis, permitindo que o material radioativo gere calor por muitos anos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário