Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Informática nas Escolas


Cada vez mais escutamos o termo INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO, e sabemos que os profissionais da educação devem se adequar a essas tecnologias para facilitar o aprendizado e promover uma aula mais interessante, mas aí vem as questões: todos nós professores estamos preparados para esse tipo de trabalho? Será que um computador portátil ou um tablet serão bem utilizados na sala de aula sem uma devida capacitação?

Infelizmente caros leitores a resposta é NÃO!


Ao ler uma reportagem na revista CARTA NA ESCOLA, que por sinal possui uma bela entrevista com o sociólogo Marco Silva (veja aqui a matéria), fiquei a refletir sobre como se joga para os educadores a responsabilidade de "aprender sozinho" a usar aquele dispositivo, pois faltam capacitações mais dinâmicas do uso desses equipamentos, não é somente chamar uma pessoa que entenda de computadores e não tenha a prática docente para repassar ideias e softwares educacionais, pois assim estaremos sem um objetivo concreto, temos que ter em mente que os adolescentes usam esses equipamentos para diversão, redes sociais e pesquisas prontas. Então o desafio é deixar a aula mais atrativa utlizando a rede mundial de computadores sem perder o foco principal de uma aula: PROMOVER A APRENDIZAGEM.

Temos que ter a consciência que muitos de nossos alunos dominam melhor a informática que nós, mas, não devemos ficar parados, de um lado esperaremos boas capacitações e do outro lado devemos fazer a nossa parte se enquadrando cada vez melhor a essas novas tecnologias, seja pedindo ajuda a um colega, lendo uma apostilha, procurando dicas bem sucedidas de projetos vivenciados em outras escolas e o principal: tendo coragem de admitir que não sabemos e precisamos aprender.

Um comentário:

  1. Concordo com você. Falta aprender tudo. Sobre a máquina,como utiliza-la e como "enche-la".

    ResponderExcluir