Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O ouvido Humano

VOLTEI DE FÉRIAS - pelo menos do blog, o final de unidade foi muito conturbado, peço desculpas aos meus leitores por não atualizar o blog, mas, vamos lá...

Poucos sabem que tenho formação em Biologia e que uma das coisas que me chamam atenção é a interdisciplinaridade entre essa disciplina e a Física, por isso para iniciar o ano de 2013, uma postagem sobre o ouvido humano.


A maior parte do aparelho auditivo está concentrada no interior da cabeça. Nossos ouvidos são subdivididos em três partes: 

• Ouvido externo – onde está o canal auditivo. 

• Ouvido médio ou cavidade timpânica – onde se encontram o tímpano, a bigorna, o martelo e o estribo. 

• Ouvido interno –  onde se concentram o estribo, o nervo auditivo e o caracol (também conhecido por cóclea). 

Ao atingirem nossos ouvidos externos, as ondas sonoras percorrem o canal auditivo até chegar no tímpano. Este, por sua vez, vibra quando identifica variações de pressões mesmo muito pequenas, causadas pelas ondas sonoras. 

As vibrações do tímpano avisam a dois ossos da cavidade timpânica (martelo e bigorna) que existe um som e estes, então, acionam outro osso (o estribo) que repassa essa informação ao ouvido interno.

Ao passarem por cada um desses obstáculos, as ondas sonoras são amplificadas e chegam ao caracol do ouvido.

O ouvido interno é composto pela cóclea que apresenta forma de caracol. Esta contém pequenos pelos que vibram quando há uma propagação do som. Essa propagação ocorre de forma fácil em virtude de um líquido existente dentro do ouvido interno, que estimula as células nervosas do nervo auditivo enviando esses sinais ao cérebro, fazendo com que tenhamos a percepção do som.

Fonte: Mundo Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário