Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Dica para o ENEM - Ganhando Tempo

Essa postagem encontrei no blog Tio ivys, que recomendo aos meus alunos e leitores do blog para ver ótimas postagens e dicas sobre o ENEM, aí vai uma importante dica:



É geral, por parte dos estudantes que se submetem ao ENEM, a reclamação quanto a duração da avaliação.

Reclama-se que a prova tem itens muito longos. Textos que, por vezes, nem são tão úteis à resolução do item, tiram segundos precisos dos estudantes durante a avaliação.

Observando os itens propostos nas últimas quatro provas (1 cancelada e 3 aplicadas), percebemos praticamente a mesma estrutura em todos eles:

  • Texto de apoio: fica no início da questão, apresenta informações úteis (ou não) para a compreensão e solução do item. Pode trazer gráficos, tabelas, figuras etc;

  • Pergunta do item: aparece no último parágrafo antes das alternativas;

  • Alternativas: apresenta uma alternativa correta e quatro distratores (alternativas incorretas).

Para ganhar tempo na prova, recomendo a leitura, primeiramente dapergunta do item

Você pode estar se perguntando o porquê disso. Eu explico:

São duas as possibilidades que você tem ao ler a pergunta do item:

  • a pergunta não depender do que é apresentado no texto. Neste caso você pode responder o item diretamente (economizando o tempo de leitura do texto de apoio - você pode, por curiosidade, lê-lo em casa, depois);
  • a pergunta depender do que é apresentado no texto. Neste caso, se você tivesse começado lendo o texto, certamente iria lê-lo novamente. Se você ler a pergunta primeiro, ao passar a leitura do texto, já saberá o que pretende encontrar, economizando tempo com isso.

MUITO IMPORTANTE

Vários itens só podem ser resolvidos 
com analise do texto de apoio
Não estou propondo que você abandone 
a leitura deles, ok?

Apenas proponho, para ganhar tempo, 
que a leitura inicie pela pergunta
já que, ao ler o texto de apoio já sabendo o que procura,
encontrar o que precisa fica mais fácil e rápido.


Lendo, despreocupadamente, alguns textos de apoio na introdução de itens doENEM, percebi que você pode economizar de 30s a 45s , em média, com a estratégia que proponho.

Pode parecer pouca coisa, mas se multiplicarmos 180 itens (considerando que possa utilizar essa estratégia em toda a prova) por 30s (0,5 min), encontraremos 1h 30min, ou seja, mais tempo do que aquele dado para você preparar sua redação (!).



Um comentário:

  1. Olá Educador Wilker, convido você a conhecer o Projeto Educadores Multiplicadores. O objetivo é unir e divulgar blog de educadores.

    DIVULGUE SEU BLOG no “EDUCADORES MULTIPLICADORES” e fique em evidência!

    http://www.educadoresmultiplicadores.com.br/2012/06/seja-um-educador-multiplicador-divulgue.html

    A blogosfera é carente de blogs que tenham informações relevantes, mas você está contribuindo para que ela se torne cada vez mais rica em conhecimentos. Você faz a diferença! Parabéns pelos textos.

    Faça parte da família dos Multiplicadores! Seu blog ficará mais conhecido entre os professores/educadores, alunos e escolas de todo o Brasil e Portugal. Amplie seu público!

    Permita-me deixar o link para o blog Marquecomx (Divulgaremos seu blog também nas redes sociais), obrigado:

    http://www.marquecomx.com.br/

    Abraços, fiquemos na Paz de Deus e até breve.

    Irivan

    ResponderExcluir