Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

segunda-feira, 16 de maio de 2011

A Física e Suas Relações com outras Ciências


Por muito tempo as ciências formavam uma grande área do conhecimento chamada filosofia Natural. Há aproximadamente dois séculos, tornou-se evidente as distinções entre a Física, a Química e as ciências Biológicas.

Durante muitos séculos a física esteve ligada às artes. A exemplo disso temos os manuscritos de Leonardo da Vinci (1452-1519) que fazem as primeiras referencias às forças externas atuantes em uma estrutura; assunto que hoje em dia estudamos em mecânica.
Da Vinci preocupou-se também com a influência das forças na arquitetura.
Parte da biologia também foi influenciada pela física. Nas décadas de 1930 e 1940, um grupo de físicos mostrou-se interessado em aplicar as ideias técnicas da física à Microbiologia. Esses estudiosos tinham como objetivo encontrar novas leis da física com os estudos de organismos biológicos. No entanto, suas expectativas não foram alcançadas, mas os esforços do grupo deram origem a um novo campo de estudo, chamado atualmente de Biologia Molecular.

Na medicina a física também teve, e tem, fundamental importância. Graças a ela é que médicos do mundo todo podem fazer procedimentos cirúrgicos de alta tecnologia e exames com os mais sofisticados equipamentos. As cirurgias a laser e a ressonância magnética são exemplos dessas tecnologias aplicadas na medicina. A área da oncologia (tratamento do câncer) utiliza os conhecimentos da física nuclear para tratamentos radiológicos (radioterapia).
No entanto, nenhuma ciência foi mais beneficiada pela física do que a Química.

Os modelos atômicos, os fenômenos que explicam as ligações químicas, momentos magnéticos do elétron (spin), distribuição eletrônica e até mesmo a tabela periódica são baseados nos estudos da Mecânica Quântica.
A lista de inter-relações da física com outras ciências é muito extensa, o que faz dela uma das mais importantes áreas do conhecimento.

2 comentários:

  1. Exclente texto, você conseguiu mostrar o quão próximas estão a Química, Biologia e Física. É importante que conheçamos essa proximidade para que assim as pessoas saibam a grande dependência entre essas áreas de ensino.

    ResponderExcluir
  2. Exclente texto, você conseguiu mostrar o quão próximas estão a Química, Biologia e Física. É importante que conheçamos essa proximidade para que assim as pessoas saibam a grande dependência entre essas áreas da ciência.

    ResponderExcluir