Bem vindos!

Esse blog tem como objetivo ajudar os alunos da EREM - Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em pesquisas e resoluções de exercícios de revisão.
Como não podemos ficar só estudando, tem também diversão inteligente para aliviar a pressão de provas e exercícios.
Assim que puder postarei algo novo e que possa ser utilizado pelos seguidores.

Obs.: Por favor, ao visitar, torne-se um seguidor. Obrigado

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Massa em Energia.


Você provavelmente já viu a famosa fórmula  E = mc2 que é atribuída a Albert Einstein, mas afinal de contas o que significa tal fórmula?
Na realidade essa fórmula é uma dedução de como transformar a MASSA de um corpo em ENERGIA, usando a velocidade da luz "c" para tal conversão. Literalmente a fórmula significa: A energia da massa de um corpo é igual a sua massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado.

E é incrível a quantidade de energia que a massa de um copro possui, que pode se transformar em outras energias, como calor, movimento, eletricidade.

Vamos exemplificar:

Vamos considerar uma maçã que possui massa de 200g, qual será a energia equivalente à sua massa?
Colocando na fórmula vamos encontrar:  18 000 000 000 000 000 Joules ou
                                                                    18 quatrilhões de joules

Essa nergia daria para:

* transformada em calor, derreter um iceberg de 54 000 000 000 kg
* transformada em energia mecânica, mover um navio de carga com 100 000 toneladas a uma velocidade de 19 000 m/s    ou  68400 km/h.
 Eu sei que é difícil  acreditar, porém, é pura Física. Saiba que essa equação foi utilizada para calcular a energia dissipada nas bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki. Mas por enquanto não existe um meio de transformar toda a massa de um corpo  em energia, quem sabe no futuro?






Um comentário:

  1. É dificíl acreditar nesses cálculos... mas convenhamos que estamos trabalhando com ciência exata, então acreditem...vlw.

    ResponderExcluir